Como é medido o Grau de Insolvência (Índice de previsão de Falência).
- Resolut Brasil
- 24 de jun. de 2019
- 1 min de leitura

A insolvência é um estado em que o devedor tem prestações a cumprir superiores aos rendimentos que recebe.
Portanto um insolvente não consegue cumprir as suas obrigações (pagamentos). Uma pessoa ou empresa insolvente poderá ao final de um processo ser declarada definitivamente insolvente, em falência ou em recuperação.
O Fator de Insolvência foi desenvolvido por Kanitz na década de 70 e seus estudos culminaram com a construção do Termômetro de Kanitz, que justamente é a análise dos índices de Liquidez (Geral, Seca e Corrente), de Rentabilidade (Do Capital Próprio) e do Endividamento Total. Para a construção do termômetro de Kanitz basta calcular os índices acima citados e multiplicar cada um deles por valores específicos deduzidos por Kanitz, esses valores são deduções estatísticas.
Logo a equação formulada por Kanitz é:
FI = 0,05 X1 + 1,65 X2 + 3,55 X3 – 1,06 X4 – 0,33 X5
Sendo:
X1 = lucro líquido/patrimônio líquido
X2 = (ativo circulante + realizável a longo prazo)/exigível total
X3 = (ativo circulante – estoques)/ passivo circulante
X4 = ativo circulante/passivo circulante
X5 = exigível total/patrimônio líquido
Se o resultado obtido for entre -7 e -3 a empresa está Insolvente, correndo grave risco de falência, se o valor encontrado variar entre -2 e 0 a empresa se encontra em uma situação estável em uma posição denominada de Penumbra, nessa situação a empresa tem que ficar em alerta para seu Grau de Insolvência. Porém se o resultado encontrado for entre 1 e 7 a empresa se encontra em situação de Solvência econômica.
Comments